Me candidatei a várias vagas e nem fui chamado para entrevista! Saiba o que está por trás dos sites de emprego.

Por que me candidato a diversas vagas em sites de emprego como: INFOJOBS e Catho e não sou chamado?


Olá caros leitores,
Resolvi escrever este pequeno artigo, devido diversos questionamentos que vejo no LINKEDIN de profissionais que estão buscando novas oportunidades, se candidatam a vagas e não são chamados.
Queria abordar alguns pontos referente a sites de emprego, que muitos candidatos desconhecem, então vamos lá.

A maior reclamação vem justamente porque muitos pagam mensalmente estes sites para publicar seus currículos, até mesmo pelas promessas que são feitas como: Currículo aparecerão nos primeiros lugares de busca, poderão se candidatar a vagas exclusivas de usuários PREMIUM com melhores salários, cursos disponibilizados na área do candidato e etc. E compreendemos o quanto é frustrante pagar algo sem poder muitas vezes, e não obter retorno. E a necessidade de conseguir um emprego acaba sendo maior, então somos forçados a nos comprometer com este tipo de serviço.

Mas você sabia que sites de emprego possuem filtros de aderência de perfil técnico?

Acredito que para muitos isto será a notícia BOMBA!
Quando você se candidata a uma vaga de emprego, automaticamente site  faz uma filtragem  profissional do seu CV e disponibiliza um comparativo em porcentagem de quanto você possui de aderência a vaga e isso  aparecerá para selecionador.
Exemplo: 90%, 85%, 20%. Este filtro está relacionado as palavras chaves que estão descritas no seu currículo e são comparadas as exigências da publicação da vaga. Não somente na questão de especialidade técnica, mas formação, região que reside e todos os critérios que da oportunidade.
E isso faz que os CV's que possuem perfil mais parecido com a descrição da vaga  passem na frente e aqueles com pouca aderência fiquem para trás. E não é necessário o selecionador abrir o currículo para descobrir o quanto candidato se alinha a vaga, o próprio site publica no pequeno resumo em caixa alta a porcentagem de enquadramento. Este mecanismo foi criado para trazer agilidade no processo de triagem então, a chance de ser chamado serão dos que possuem maior porcentagem.

A importância das palavras chaves ( TERMOS USADOS NA SUA ÁREA).

Como profissional de RH, vejo muitos currículos com poucas informações referentes as atividades que o candidato desempenhou. Muitos que chegam em nossas caixas de e-mail através do Site praticamente estão superficiais, a impressão que passa é de falta de interesse em demonstrar suas habilidades. Nós não temos bola de cristal, currículo precisa vir bem construído para podermos compreender se aquele candidato têm as competências técnicas para vaga.
Não tem como ligarmos para todos os candidatos que ausentam informações para sonda-los, e descobrir se tem ou não os Pré- requisitos. 

Então, uma dica que poderá ajuda-los é: Construa ÔH CURRÍCULO com todas as informações e palavras usados no seu nicho mercadológico, ou seja não economize termos que são usados em sua área porque o site filtra desta forma. OBS: Use somente termos que são usuais nas suas atividades Não minta! Mentirosos são reprovados na entrevista.

Somente se candidatem a vagas que você possua experiência e conhecimento técnico para desenvolver as atividades.

CONCORRÊNCIA DEVIDO A CRISE!

Estamos em uma situação de grande desemprego, e há uma projeção de aumento devido a crise econômica. Hoje há uma  concorrência maior número de profissionais qualificados do quem em 2013/2014. Isto afeta também a questão de demora nos convites, afinal a demanda e currículos aumentou muito. No normal um selecionador recebe mais de 200 currículos por vaga, imagina agora com desemprego? Então pense na aderência para sair na frente.

Outro ponto:
  • Site do Infojobs têm como candidato descobrir a porcentagem de aderência, basta você ir em no item candidaturas e verificar.
  • Na Catho não há como saber.
Espero ter ajudado,

Dúvidas? Perguntas? Envie um e-mail para: pergunteaorh@yahoo.com.br

Até mais,


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para uma recolocação profissional eficaz

INFOGRÁFICO- Currículo da moda

A Importância do Feedback do Gestor Imediato na Jornada Profissional